Penedo
Sobre a cidade
O surgimento de Penedo começou em 1929. Um agricultor finlandês chamado Toivo Uskaillo juntou dinheiro e convenceu algumas pessoas a se mudar com ele para uma fazenda. Todos finlandeses, claro. Viveram muitos anos como uma comunidade agrícola. Aos poucos as casas foram dando lugar às pousadas e o resto é história e muita bem retratada no Museu Finlandês da Dona Eva. A manutenção da cultura finlandesa, vista na arquitetura, hábitos e gastronomia, bem como a beleza natural da região transformaram Penedo em um dos pontos turísticos mais movimentados do Rio de Janeiro.
É claro que quando pensamos na Finlândia a primeira coisa que vem na cabeça o frio. De fato, a época mais romântica para visitar esta pequena Vila é no inverno. É quando todo o charme de Penedo transborda. Frio, chocolate, papai noel e fondue combinam muito. E você pode encontrar tudo isso por lá mesmo.
A sua proximidade com o Parque Nacional de Itatiaia faz também de Penedo um destino para quem gosta de explorar lugares lindos rodeado por uma natureza estonteante. As suas trilhas e cachoeiras são um convite o ano todo, embora o melhor período para dar um mergulho nas suas águas limpas seja no verão.
Penedo também é famosa por sua gastronomia. Trutas, foundues, comida brasileira, internacional, contemporânea, comida acompanhada de música ao vivo, sanduíches, etc. Há restaurantes muito bons para todos os gostos e bolsos. Podemos indicar aquele que melhor te atenderá. E o cafezinho com um torta não pode faltar.
Em agosto acontece o Festival Gastronômico de Penedo. Uma experiência saborosa oferecida por diferentes tipos de culinárias, não podendo faltar a tão querida gastronomia finlandesa.
E, em Dezembro, o Natal de Luz. As ruas ficam especialmente iluminadas e enchem de alegria o coração de crianças e adultos.
Se tiver mais tempo para explorar a região, vale a pena uma visita às vilas de Maromba e Maringá situadas em Visconde Mauá. O jeitão mais rústico desses locais atrai muitos turistas pela mesma razão que Penedo: trilhas e cachoeiras lindíssimas, paisagens de tirar o fôlego e comida deliciosa.
Todas as atrações super legais de visitar não ficam distantes de nós:
Até 2 km







Mais que 2 km





